TOP IN LIFE - Biotecnologia & Genética Animal TOP IN LIFE - Biotecnologia & Genética Animal TOP IN LIFE - Biotecnologia & Genética Animal
TOP IN LIFE - Biotecnologia & Genética Animal

 
QUARTA, 13 DE OUTUBRO DE 2010 | 11:18
  
Portal Dia de Campo – Inseminação artificial em caprinos: rapidez e higiene
 
ENVIAR PARA UM AMIGO VERSÃO PARA IMPRESSÃO
 
Juliana Royo - Portal Dia de Campo
 
 
Técnica dá velocidade ao melhoramento genético, facilita adaptabilidade de determinadas raças e não transmite doenças como na monta natural. Leia a reportagem produzida pelo portal com Marcelo Roncoletta, sócio-diretor da Top in Life

O mercado de produtos lácteos de caprinos cresce cada vez mais no Brasil, mas a produtividade leiteira dos animais ainda é muito baixa. A média de produção fica entre um litro e 2,5 litros de leite por dia, de 220 a 430 litros por lactação, um número muito baixo. O melhoramento genético é a principal ferramenta que pode selecionar os melhores genes de produção leiteira para melhorar a produtividade de leite dos caprinos brasileiros. Com a inseminação artificial (IA), este processo se torna mais rápido, higiênico e eficiente, segundo o médico-veterinário Marcelo Roncoletta, diretor especializado em tecnologia de sêmen da Top in Life. Ele será um dos palestrantes do Curso de IA e Dia de Campo sobre Caprinos, que acontece de 14 a 16 de outubro, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

— A grande vantagem da inseminação artificial é conseguir agregar velocidade em melhoramento genético. Ela é a ferramenta que mais agiliza o progresso genético dentro do rebanho, porque possibilita a democratização de uma genética superior, que seja comprovadamente superior. Entre os benefícios está o aspecto sanitário, porque existe uma segurança em não disseminar determinadas doenças que podem ser disseminadas através de monta natural como as doenças sexualmente transmissíveis, que na grande maioria das vezes trazem consequências para o rebanho como aumento de taxa de aborto e redução da eficiência reprodutiva. Tem a vantagem de facilitar determinados cruzamentos, facilitar adaptabilidade de determinadas raças que muitas vezes podem não ser adaptadas em algumas regiões. Ela é a principal ferramenta de progresso genético para imprimir um aumento na velocidade deste processo — destaca Roncoletta.

Durante o evento, o médico-veterinário vai abordar diversos aspectos da inseminação artificial e capacitar os inscritos. Ele vai falar sobre qualidade, manipulação e descongelação de sêmen, mostrar como é possível melhorar os índices de prenhez na teoria e na prática. Segundo Roncoletta, a inseminação artificial é uma tecnologia barata de melhoramento genético e deve ser usada por pequenos produtores também. No curso ele vai mostrar através de dados de custo-benefício que a IA é uma ferramenta disponível e pode ser até mais barata do que a monta natural, que implicaria em altos custos de manejo e compra de reprodutores com boa genética. Outra desvantagem da monta natural, para Roncoletta, é o cheiro forte da presença do reprodutor no rebanho, que pode interferir na qualidade do leite se os produtores não tiverem o devido cuidado.

— Infelizmente, a gente ainda vive no Brasil com alguns mitos nesse cenário da inseminação artificial, que no curso vamos desmistificar. É um engano dizer que a inseminação artificial é uma técnica moderna. Ela já existe há mais de 50 anos. O que aconteceu nos últimos anos foi uma evolução em termos de protocolo e da execução da técnica e na tecnologia de sêmen, o que vem demonstrando uma melhoria de resultados. Outro engano são os pequenos produtores acharem que a IA é uma ferramenta que não é cabível ao seu cenário, muito pelo contrário. Em muitos casos, para o pequeno produtor é até mais vantajoso quando se compara o custo da implementação da inseminação artificial com o custo de manutenção que um bode ou reprodutor de genética superior. Tem que considerar o custo de compra de um reprodutor, o custo de manutenção, ponderar riscos de morte, todas as dificuldades de manejo dentro da propriedade — explica o especialista em tecnologia de sêmen.

Roncoletta diz que hoje em dia os preços da inseminação artificial caíram muito e estão bastante acessíveis com doses de sêmen a partir de R$ 20. O preço aumenta de acordo com a superioridade da genética. Com os atuais resultados da IA atingindo entre 70% a 90% de prenhez na primeira dose de sêmen, índices mais altos do que na bovinocultura, ele diz que o custo para o pequeno produtor vale à pena, atualmente. É preciso buscar capacitação ou contratar técnicos especializados e manter um bom manejo do rebanho, além de fêmeas saudáveis.

— A implementação desta técnica pode acontecer de diversas formas e o sucesso dela depende da escolha desta forma. Os principais fatores que vão interferir no sucesso da IA estão relacionados com o equilíbrio da fêmea (nutrição, sanidade, ambiência, manejo), o segundo fator é a qualidade de sêmen (responsabilidade das empresas que comercializam o material genético) e o terceiro fator é a inseminação qualificada, que pode ser feita até por um funcionário da propriedade que tenha passado por uma capacitação, basta um treinamento de apenas dois dias porque a técnica de inseminação em caprinos é extremamente simples — diz Roncoletta.
 
Últimas notícias
 
 
 

19/04
11:55

Agenda
 

19/04
11:53

CRV Lagoa e Top in Life lançam Anuário Ovinos e Caprinos 2010 com diversas novidades
 

12/04
10:00

Artigo de Marcelo Roncoletta é destaque na revista AG
 

09/03
11:52

Intervet/Schering-Plough apresenta importantes parcerias durante a FEINCO 2010
 

24/08
11:59

Marcelo Roncoleta, da Top in life: "Precisamos pensar em como melhorar e como avançar no progresso genético"
 
 
Promoções
 
» Top in Life retornará ao Canadá
 
» Clique aqui e conheça a nossa bateria de Ovinos e Caprinos
 
Eventos
 
BREVE
Em breve
 
BREVE
Em breve
 
Serviços
 
» Terceirização de colheita de sêmen
 
» Colheita e transferência de embriões
 
» Programa de Inseminação Artificial
  RR AP PA AM AC RO MT MA TO DF GO MS PI CE RN PB PE AL SE BA MG ES RJ SP PR SC RS
Representantes
 
Mapa do Brasil
 
Clique no Estado desejado ou aqui
 
Busca
 
 
 
Newsletter
 
 
 
 

  Top in Life Biotecnologia & Genética Animal | Jaboticabal (SP) | Fone: (16) 3203-7555 / (16) 3209-4418 | Representantes | Contato